domingo, 19 de março de 2017

Acaso ou criação?

 É comum que qualquer ser humano se faça a seguinte pergunta em algum momento da própria vida: Como surge algo no universo: por acaso do nada ou por criação de alguém?  
Pensando sobre a existência, como que surge algo no universo? Faz sentido algo surgir do nada? 
Vamos descobrir pensando nisso. Primeiramente, imagine um prédio. Para ele ser construido foi necessário a transformação dos materiais de construção e a força dos trabalhadores para fazer isso e colocar cada material no seu devido lugar. Imagine o prédio sendo construido do nada. Com os materiais de construção espalhados pelo planeta a espera que do nada se faça surgir o prédio sob todas as condições ambientais, climáticas etc possíveis. Logicamente que se não tem arquiteto para fazer o projeto do prédio, um engenheiro para fazer os cálculos e pedreiros para construí-lo, não existe prédio. Não existe a ideia do prédio sem antes alguém pensar nele. Dessa forma, não é possível algo surgir do nada. É necessário a primeira ideia para que algo possa surgir. 

O filósofo Platão do período clássico da Grécia Antiga pensou sobre isso e chegou a seguinte conclusão que irei descrever. Para ele, antes de alguma coisa existir nesse mundo físico, sensível e material, essa coisa já existia antes no mundo das ideias, eterno e imaterial. Por exemplo: antes de existir o cavalo aqui no nosso mundo, a ideia perfeita, imutável e eterna do cavalo já existia, e a partir dessa ideia que surgiu as diversas formas de cavalos aqui no mundo material. Observe atentamente a imagem a seguir que mostra como a ideia do cavalo (animal de 4 patas e grande) se enquadra perfeitamente em diferentes formas  de cavalos. Segundo Platão, as diversas formas de cavalos presentes no mundo material é simplesmente uma copia da ideia perfeita do cavalo.

Portanto, antes de surgir qualquer coisa no universo que estamos, existe antes a ideia no mundo das ideias que irá ser apenas uma copia nesse universo físico.  Em outras palavras, esse universo, físico e mutável é uma copia do mundo das ideias perfeitas, eternas e imutáveis.



Em breve publicaremos mais textos sobre o assunto.




4 comentários: